Benefícios do método


Introdução


Exercícios de baixo impacto;


Realizado no solo, com uso de bolas suiças ou em aparelhos específicos para a prática do método;


Exercícios suaves e de alta amplitude articular;


Abdômen (power house) é trabalhado em todos os exercícios, através da expiração profunda;


Poucas repetições e  execução lenta.


Princípios do método Pilates


Concentração - Corpo e mente trabalham juntos. Em cada movimento a respiração é exigida, aumentando o nível de concentração.


Respiração - Inspiração, levando o ar para a parte lateral da caixa torácica; Expiração, ativando o transverso do abdômen projetando o umbigo contra a coluna lombar.


Precisão - Perfeição do movimento. É necessário que o power house esteja acionado de forma correta, através da expiração profunda no momento correto do exercício.


Objetivos


Flexibilidade articular;


Alongamento muscular;


Resistência;


Fortalecimento do abdômen, glúteos e coluna lombar auxiliando na melhora do esquema postural;


Aumento da capacidade respiratória;


Tonificação.


Características das aulas


Duração de 50 minutos;


Apenas 4 alunos por horário;


Exercícios de alongamento, fortalecimento, dinâmica postural e respiração;


Avaliação física digitalizada, com reavaliação a cada 3 meses;


Aulas ministradas por fisioterapeutas.



 



ll BENEFÍCIOS DO PILATES NA TERCEIRA IDADE


INFLUÊNCIA NA POSTURA      


 


A postura incorreta faz mais do que diminuir a auto-confiança e a dignidade: obstrui a respiração, tensiona os músculos e ligamentos e pode afetar adversamente as articulações da coluna, propensas a artrite, artrose e dor generalizada. As alterações de postura do idoso são: cifose constituída pela cifose dorsal e cervical – a cabeça é projetada para frente e os ombros ficam cronicamente curvados, repuxando apenas os músculos do pescoço; diminuição da curvatura lombar; aumento do ângulo de flexão do joelho e  deslocamento da articulação coxofemoral para trás e a inclinação do tronco para frente. A rigidez articular e muscular que se instalam nos idosos será trabalhada através dos exercícios do método Pilates, assim como a tensão em trapézios e paravertebrais que em conjunto com a “casa de força” levará a uma postura mais alongada.


Vários músculos do sistema respiratório estão inseridos nas vértebras lombares e cervicais e nas costelas influenciando a postura. O diafragma é um músculo respiratório que separa o tórax do abdômen. Quando a “casa de força” nos exercícios do método Pilates é acionada através da respiração, o diafragma é trabalhado levando inclusive a um relaxamento e gerando uma postura correta.


 


INFLUÊNCIA NA FLEXIBILIDADE


 


Nos exercícios de Pilates os alongamentos são estimulados sempre, levando a uma maior flexibilidade do corpo. Com o envelhecimento, torna-se maior o número de ligações de colágeno intra e intermolecular, o que dificulta o “deslizamento” das proteínas. O tecido fica mais rígido, menos elástico e mais propenso a lesões. Com o envelhecimento, um estilo de vida pouco ativo e as doenças neuromusculares o tecido colágeno diminue de quantidade e tamanho. Conseqüentemente, o tecido muscular se enfraquece e a elastina aumenta proporcionalmente. Dessa forma, o tecido combina a elasticidade com a fraqueza.


Uma vida ativa é primordial para manter a homeostase entre a síntese de colágeno e sua degradação. A síntese do colágeno depende da habilidade da célula em transmitir a força mecânica em uma ação bioquímica.


Sabe-se que exercícios de alongamento estimulam a renovação de colágeno para suportar maior estresse. Além disso, melhoram a homeostase entre as glicosaminas e a água, conservam o espaçamento interfibrilas e diminuem as condições favoráveis a formação de adesões.


Nos diabetes do idoso as regiões mais limitadas de flexibilidade são as falanges e os ombros e também afeta o tendão.


Assim, observamos que os exercícios de Pilates ajudam ao idoso com diabetes trabalhando com alongamentos e exercícios de força para melhorar a flexibilidade e a força em ombros e tendões.


Articulações mal alinhadas e frouxas facilitam a instalação de lesões e osteoartroses nos idosos. Observa-se ainda que lesões nos ligamentos colaterais e lesões do menisco associa-se ao desenvolvimento da osteoartrose em idades prematuras.


Instalada a osteoartrose no joelho e quadril, ela aumenta o custo energético para determinado esforço, dificultando a subida e descida de escadas. Em algumas situações, pode impedir a movimentação até em atividades simples como jardinagem e passeios em parques.


O idoso consegue eliminar a rigidez da osteoartrose e grande parte da dor mediante a pratica contínua de exercícios de Pilates, ativando assim a circulação e diminuindo os espasmos musculares.


É importante para o idoso manter índices de flexibilidade, porque com isso consegue-se interromper a redução natural da flexibilidade. Assim os efeitos dos exercícios de alongamento são positivos independentes do aumento da flexibilidade.


 


INFLUÊNCIA NA OSTEOPOROSE


 


Na osteoporose há muita fragilidade do esqueleto e maior suscetibilidade à fratura após pequenos traumas, além de dores nas costas devido a contraturas musculares ou por microfraturas e deformidade da coluna com diminuição da altura da pessoa. Geralmente o fêmur e a coluna são as mais acometidas.


Nos exercícios de Pilates trabalha-se com exercícios de fortalecimento dos músculos envolvidos com estas estruturas e de extensão da coluna visando melhora da força muscular, condicionamento físico e coordenação.


“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem” (Joseph Pilates)


 


 

 Pilates para Grávidas




 

lDurante a gravidez ocorrem alterações posturais, musculares,

     articulares e vertebrais;

lEstabilização da musculatura postural no assoalho pélvico, através do fortalecimento e do alongamento;

lPrevine dores lombares, ombros caídos e tensões no pescoço;

lAumento da capacidade respiratória e melhoria na circulação de membros inferiores,

lAlivia a tensão de tronco e membros superiores, que ocorrem devido ao aumento do seio;

lPrevenção de dores lombares devido ao fortalecimento do transverso do abdômen, evitando o deslocamento da pelve para frente, principalmente no estágio final da gravidez;


l

 
Benefícios para as Grávidas


lMelhoria na circulação da região pélvica;

lPrevenção da incontinência urinária;

lEstabilidade da musculatura postural;

lCombate aparecimento de varizes e minimiza o risco de perda óssea;

lFortalece a musculatura do períneo, dando maior sustentação ao peso do feto;

lAtuação no pós-parto: recuperação do assoalho pélvico.




Fortalecimento do músculo pubococcígio, importante para o bom funcionamento dos intestinos e bexiga.